quinta-feira, 10 de setembro de 2015

A monarquia Constitucional

Em outubro de 1789, a família real foi retirada de Versalhes e levada para o Palácio das Tulherias, em Paris. No mês de 1791, o rei e sua família tentaram fugir do país.O plano era organizar tropas fora da França, com a ajuda de outros monarcas europeus e retornar para restabelecer a antiga ordem. Por fim o plano fracasso. 
Em setembro daquele ano, o rei Luis XVI foi obrigado a jurar a constituição aprovada pela Assembleia Constituinte. O estado francês foi organizado em três poderes: o poder executivo, exercido pelo rei, o legislativo, composto por 745 deputados, eleitos por meio do voto censitário, e o judiciário.
A constituição também garantia a livre iniciativa e a liberdade do comércio, eliminando as restrições mercantilistas.
  • Assembleia Legislativa 

     Depois de aprovada a constituição, a assembleia nacional constituinte foi substituída por uma Assembleia Legislativa, em outubro de 1791. Seus deputados estavam divididos em três grupos:

      • Jacobinos: Representando os membros da pequena burguesia, eles defendiam o ideal de uma sociedade igualitária.  

        • Girondinos: Republicanos moderados, seus membros representavam a alta burguesia e nobre liberais, eles eram a maioria.

          • Cordeliers: Denfendiam mudanças radicais na França. Seus deputados estavam ligados aos sans-culottes (quer dizer "sem culote" em português, o culote é um tipo de calça curta.O termo denominava uma camada modesta da sociedade, formada por artesãos, operários e pequenos comerciantes).



                
             

           

       


Nenhum comentário:

Postar um comentário